sábado, 25 de outubro de 2014

Categorias:

Resenha: Os Vingadores

Os VingadoresTítulo Original: The Avengers

Título Nacional: Os Vingadores

Direção:  Joss Whedon

Gênero: Ação, aventura e ficção científica

Duração: 2h22min

Estreia: 27 de abril de 2012







Na primeira vez que assisti Os Vingadores, o único filme do Universo Cinematográfico Marvel que eu tinha assistido antes foi Capitão América: O Primeiro Vingador, o que foi um erro enorme, porque quando você assiste Os Vingadores sem ver todos os filmes do universo que vieram antes, você verá nele só um filme com muitas cenas de ação, mas algumas coisas não farão sentido para você, e por isso você não entenderá nada. Quer dizer, você entenderá que tem uma invasão alienígena acontecendo, mas não entenderá outras questões, como: qual o motivo para tudo aquilo acontecer? Quem é o vilão e por que ele está fazendo tudo isso? Por que Thor surge daquela forma no início do filme?

Você fica com essas questões, e não consegue entender muitas coisas do filme e do universo. Até a personalidade de Tony Stark você não entenderá porque a sua apresentação aconteceu no seu filme solo. Para assistir Os Vingadores é imprescindível que você assista a todos os filmes lançados antes dele, na ordem de lançamento. Só assim você juntará todas as peças e entenderá tudo o que se passa no filme. Essa é a dica que eu deixo para você que quer ver Os Vingadores, mas ainda não viu os outros filmes. Eu fiz uma lista no Filmow e no Letterboxd com todos os filmes da Marvel na ordem de lançamento. Assista nessa ordem.

Antes, eu tinha gostado do filme (e tinha lhe dado 4 estrelas), mas tinham algumas coisas nele que eu não gostei porque não entendia. Na segunda vez que eu assisti, já tinha visto todos os outros filmes do universo, e a experiência foi outra. Foi algo completamente diferente. Algumas opiniões que eu tinha se mantiveram, mas outras mudaram, porque entendi essas questões que não tinha entendido antes.

Vamos, então, enfim falar do que eu achei de Os Vingadores.

No início do filme vemos cada personagem ser apresentado separadamente, cada um tendo o seu chamado para ajudar no problema que surgiu. Isso é bom porque dá um tempo para cada personagem. Mas na continuação do filme, alguns deles são poucos desenvolvidos em relação aos outros. Claramente, o herói mais aproveitado foi o Homem de Ferro, sendo que nem Thor, que é um dos personagens mais poderosos da Marvel, foi tão bem aproveitado assim (mas pelo menos ele tem boas cenas de ação e é mais bem aproveitado que em seus filmes solo).

O Capitão América tem seus momentos, mas também são poucos. Para quem não o conhece pode até pensar que ele é inútil dentro de um grupo de pessoas com poderes, mas ele deu a sua contribuição, que foi significante, acabando com alguns alienígenas e salvando pessoas, e ainda teve o seu valor reconhecido quando foi lhe dado o papel de líder do grupo durante a batalha (algo que aconteceu espontaneamente).

A Viúva Negra começa o filme lutando bem, mas do meio pro final aparenta ser mais fraca do que é. Acho que as cenas em que ela aparece com lágrimas contribuíram para isso, mesmo que em uma dessas cenas ela estivesse só fingindo, e na outra ela tenha passado por um choque, já que por pouco não perdeu a vida. Outra coisa que contribui com essa aparência de mais fraca é o suposto romance com Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Na verdade, não existe romance nenhum ali, e ela só passa um tempo com ele porque são amigos. Essa cena terminou sendo mal interpretada por muitas pessoas.

O Gavião Arqueiro parece funcionar melhor como vilão do que como herói. Quando ele está com os Vingadores é só um cara que atira flechas e não parece ser muito útil.

As cenas do Hulk em ação foram poucas, mas muito boas e valeram a pena. Bruce Banner foi bem usado como cientista, e Mark Ruffalo lhe interpretou bem. O Bruce Banner dele é, na minha opinião, um Bruce diferente de Edward Norton, mas que ficou muito bom.

Os Vingadores se mostra um filme interessante porque consegue passar uma cara de seriedade no ambiente da S.H.I.E.L.D., nos estudos científicos feitos por Bruce e Tony, e nas conversas entre os heróis e os membros da S.H.I.E.L.D.

O que dizer mais sobre o filme? Ele é excelente! As cenas de ação são ótimas e o filme não exagera na computação gráfica e nas destruições, deixando todas as cenas visualmente agradáveis e limpas. Ele passa um tempo tendo algumas discussões científicas, mas são pequenas cenas e você entende tudo muito bem quando já assistiu aos outros filmes e conhece os personagens. Nada é forçado na trama e tudo acontece no devido momento. Para completar, o filme tem algumas boas cenas de humor, que servem como alívio cômico. Elas não estão presentes em todo o filme e são usadas de modo moderado e correto.

 

Nota:

 

Atualizado em 08/08/2015