quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Filmes e quadrinhos de super-heróis

Guerra Civil - Marvel

Nesses últimos dias eu resolvi fazer uma coisa que eu nunca tinha feito antes: ler gibis de super-heróis. E resolvi começar pela saga Guerra Civil, da Marvel, para ficar por dentro do que poderá acontecer em Capitão América 3: Guerra Civil, que estreia somente em 2016.

Estou muito ansioso por esse filme e também estou bem ansioso por Vingadores: Era de Ultron, em que acontecerão coisas que darão início ao mal estar entre os heróis, que os levarão para uma futura guerra. O que vai acontecer em Capitão América 3 será só a gota d’água para a guerra.

Estou esperando tanto por isso que tava querendo comprar uma camisa com a estampa do escudo do Capitão América para usar especialmente no cinema, quando o filme estrear. Primeiro eu tinha visto um da internet, e depois vi um parecido no comercial da C&A, mas quando fui lá já não tinha mais.

Essa ansiedade toda e eu querer comprar uma camisa me fez pensar uma coisa: eu virei fã do Capitão América. Antes o meu super-herói favorito era o Homem-Aranha, mas agora os dois são. Os filmes do Homem-Aranha, porém, não estão no seu melhor momento. Lá na Sony parece não ter gente que entende de super-heróis e terminam não sabendo fazer um bom filme desse gênero. Já o filme de Capitão América 2 me surpreendeu, e muito, como eu falei na resenha. Gostei tanto que cheguei a esse ponto de ser fã.

Agora eu estou me perguntando: eu virei um aficionado por super-heróis? Eu não era tão interessado assim, até conhecer (um pouco tarde demais) o universo cinematográfico da Marvel. Eles estão fazendo um ótimo trabalho. Então passei a me interessar mais sobre o tema, a querer camisas personalizadas, a assistir vídeos no Omeleteve, a pesquisar sobre o universo e os heróis na internet, para entender melhor como aconteceram as coisas (porque tem coisas nos filmes que você simplesmente não entende se não tiver um conhecimento prévio), e agora estou lendo os quadrinhos da Guerra Civil.

Como Érico Borgo (do Omeleteve) disse uma vez, não tem momento melhor para ser nerd. Não me considero nerd, mas geek sim.

E ah, respondendo a minha própria pergunta, eu posso me considerar um fã, mas não um aficionado. Existem pessoas muito “piores” do que eu, acredite. Pessoas que sabem tudo, e que se vestem de heróis para irem a eventos como o Comic Con.