sábado, 11 de abril de 2015

Categorias:

Resenha: Meu Pé de Laranja Lima (filme) (2013)

Meu Pé de Laranja Lima - filme 2013Título: Meu Pé de Laranja Lima

Direção: Marcos Bernstein

Gênero: Drama 

Duração: 1h39min

Distribuidora: Imovision 

Estreia: 19 de abril de 2013

 

 

 

 

 

Logo de cara vemos que Meu Pé de Laranja Lima adaptou e inventou algumas coisas que não acontecem no livro, assim como não colocou outras coisas. As características dos personagens também foram mudadas: Zezé não é loiro, não tem 5 anos (e sim 8) e Portuga não é gordo. Achei até que João Guilherme Ávila é cheinho demais para o personagem, que devia ser um pouco mais magro, devido à pobreza da sua família.

Muita coisa poderia ser mais bem contada, mais bem explorada, com um filme mais longo, mesmo que para isso a classificação indicativa tivesse que subir. O livro é muito bom, e ele merece uma adaptação mais fiel, assim como a versão de 1970.

Não gostei das cenas que deixam a câmera perto do rosto dos atores. Nesses momentos eles parecem ter rostos grandes. Na cena depois do pesadelo de Zezé, por exemplo, aparece esse close no seu rosto, que o deixou com os olhos grandes.

Mas nada disso afeta na história, que em sua maior parte é fiel ao livro, apesar do seu ritmo acelerado, que impõe algumas adaptações. E ele cumpre o seu objetivo: mostrar a vida sofrida de Zezé, seus dramas e sua amizade com Portuga. Assim como o livro, ele é emocionante. Só por ter conseguido ser tão emocionante quanto o livro, já o faz valer a pena.

A atuação de João Guilherme Ávila é muito boa. Ele mostrou muito bem os momentos de brincadeira, de drama e de choro.

Não gostei por terem colocado Zezé já adulto no início e no final do filme. Isso foi totalmente desnecessário. Outra coisa que não gostei é o tempo em que se passa a trama. Eles contaram a história numa época mais recente, em que Zezé adulto está nos dias de hoje, e quando criança está mais ou menos na década de 60/70. O filme de 1970 retrata com mais veracidade o tempo em que realmente se passa a história.

As falhas desse filme são apenas técnicas, de coisas que aconteceram atrás das câmeras. Esses erros e escolhas ruins impediram o filme de ficar melhor.

Leia também:

Nota: