sábado, 4 de abril de 2015

Categorias:

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima (livro)

O Meu Pé de Laranja Lima - livroTítulo: O Meu Pé de Laranja Lima

Autor: José Mauro de Vasconcelos

Editora: Melhoramentos

Número de páginas: 195

Ano: 1968

Comprar

 



 



Se você costuma acompanhar as resenhas que eu escrevo, já deve ter percebido que eu gosto dos livros em que o personagem principal é uma criança e que a história é contada sob o seu olhar. Gosto porque é engraçado, divertido, inocente, lúdico. E é nessa categoria que se enquadra O Meu Pé de Laranja Lima.

O livro, que é um clássico da literatura brasileira é muito bom. Logo no primeiro capítulo você já percebe que os personagens são muito pobres por causa da forma que eles falam, da forma que agem, das características da casa e da família. Percebendo isso você já começa a imaginar os seus sotaques.

É um livro muito gostoso de ler, e a história é muito bonita, dramática e surpreendente. Gostei ainda mais dele por ser brasileiro. É uma pena que ele não tem o seu real valor, já que as pessoas (especialmente o público jovem) só dão atenção aos livros estrangeiros.

O pé de laranja lima é, na verdade, uma simbologia a uma amizade, que Zezé carece. Ele precisa de alguém para falar e para lhe aconselhar, e como não tinha, substituía com a sua imaginação. Primeiro era o passarinho, que ficava dentro dele, depois o pé de laranja lima. Quando ele conheceu seu Ariovaldo começou uma amizade que foi dividida com o pé de laranja lima, mas que não era profunda, porque seu Ariovaldo só tinha interesse nele porque o fazia vender mais. Depois foi quando ele conheceu Manuel Valadares ou Portuga, e aí sim existiu uma amizade verdadeira e profunda, da qual Zezé tanto precisava.

Lendo o livro, fica claro que Zezé só precisava de atenção e carinho. Quando conseguiu, através de Portuga, logo mudou. Como não tinha isso o que lhe restava era aprontar com as outras pessoas, e depois apanhar, que só fazia piorar a sua situação psicológica.

Gostei muito deste livro. Ele é emocionante. Entrou para a minha lista de livros favoritos.

O Meu Pé de Laranja Lima é um excelente livro. É um livro para você rir e chorar. Rir com as travessuras de Zezé e chorar com todo o fundo dramático e coisas tristes que acontecem. É um livro que vai fazer você se emocionar.

Nota: