quarta-feira, 6 de maio de 2015

Categorias:
, ,

Não vou mais assistir aos trailers dos filmes da Marvel

Eu estava super ansioso para assistir Vingadores: Era de Ultron, e a cada trailer que era liberado eu assistia, e a expectativa aumentava. No fim de tudo, quando assisti ao filme foram poucas as cenas que me surpreenderam. Muitas cenas foram colocadas nos trailers, o que acaba com aquela sensação de espanto e surpresa quando você está assistindo o filme, e que é tão boa. A luta de Hulk vs Hulkbuster, por exemplo, não foi mostrada totalmente nos trailers, mas eles mostraram muitas cenas. Quando vi no filme não me surpreendi e não fiquei tão animado como esperava. Isso aconteceu várias vezes durante o filme inteiro. E eu nem assisti ao 3º trailer, chamado “trailer final”, onde tinha mais cenas inéditas dessa luta.

Hulk_vs_Hulkbuster

A luta de Hulk vs Hulkbuster foi uma das melhores cenas de Vingadores: Era de Ultron, mas que não surpreendeu ninguém por ter sido muito divulgado nos trailers

Quando estava faltando algumas semanas para a estreia eu resolvi também parar de ler todas as notícias relacionadas a Vingadores: Era de Ultron, porque elas revelavam muitas coisas. Eram apenas rumores, mas rumores que viravam spoilers, porque estiveram no filme. E eu já estava meio enjoado de ver tantas notícias dos Vingadores. Para não estragar ainda mais a minha experiência com o filme resolvi não ler mais nada relacionado a ele. Devo ter me livrado de muita coisa, mas as cenas que vi nos trailers e as coisas que eu sabia que iriam acontecer (porque já tinha lido em notícias anteriores), ainda continuaram na minha cabeça e prejudicaram a experiência do filme. Não dá para vibrar com as cenas porque você já viu os trailers e as notícias, e já tem uma ideia do que vai acontecer.

Todos os filmes da Marvel que eu assisti foi recentemente (de um ano pra cá), e por isso eu não acompanhei notícias e nem vi trailers. O resultado? Tudo parecia novo, tudo era uma descoberta. E foi por isso que eu adorei Capitão América 2: O Soldado Invernal. Por isso também que eu gostei de Guardiões da Galáxia. Já pensou se eu tivesse acompanhado tudo sobre Capitão América 2? Com certeza não teria gostado tanto quanto gostei porque nada ali seria surpresa para mim. E o bom não é quando você sabe antes, e sim quando você descobre na hora. Se você vê drama, fica triste, se vê comédia, ri, se vê uma revelação e grandes cenas de ação fica surpreso. É assim que funciona, esse mix de emoções que você só sente quando não sabe de nada ou sabe de pouca coisa.

Querer saber de tudo antes foi um erro que eu cometi por um motivo: eu não queria ficar perdido quando fosse assistir ao filme, queria entender alguns detalhes. Mas não valeu a pena. No fim de tudo teve coisas que eu não entendi e que ninguém entendeu, porque ficou confuso, e depois todo mundo foi para a internet fazer suas especulações e criar teorias. Se eu não tivesse visto e lido nada, ficaria com as mesmas dúvidas e estaria vendo as possíveis respostas na internet.

A Marvel tem um marketing muito bom, mas divulga e revela demais. As melhores cenas, ainda que não completas, estão nos trailers. Por isso eu tomei uma decisão: não vou mais assistir os trailers dos próximos filmes da Marvel, e nem ler as notícias quando já estiver faltando alguns meses para a estreia (que é quando muitas coisas são reveladas). Vou ter que aguentar a tentação para fazer isso, mas vai ser para o meu próprio bem. Eu estou com uma expectativa alta para Capitão América 3: Guerra Civil, e não quero estragar.

Por enquanto essa decisão está relacionada apenas aos filmes da Marvel, mas se eu ver que algum filme que eu quero assistir revelou muito num trailer, eu nem assisto o próximo. E se eu ver que as notícias dele estão com muitas revelações, eu nem leio as próximas notícias.

Muita gente reclama porque a Warner divulga pouco os filmes da DC, mas será que isso não chega a ser bom? Acho que sim. Pelo menos quando formos assistir ao filme seremos sempre surpreendidos.

Atualização: 23/05/2015: as gravações de Capitão América 3: Guerra Civil começaram há um mês e já faz um tempinho que estão saindo imagens das gravações. Muito legal para você ver como será o visual dos personagens, mas ruim porque terminam revelando tramas que serão abordadas no filme. Até essas imagens deixei de olhar depois que descobri de quem era aquele velório que tiraram a foto. Mais uma coisa que estragou a surpresa. Também deixei de ler as notícias em relação ao filme. Mesmo ainda faltando um ano para a estreia, já tem muitas revelações.

Sobre outros filmes resolvi adotar a mesma postura: não estou assistindo os novos comerciais e trailers de Jurassic World e Quarteto Fantástico. São dois filmes que quero assistir, e já tinha assistido 2 trailers deles, e já está bom demais. Nos próximos filmes que eu quiser muito assistir, vou ver apenas o primeiro trailer. Os da Marvel não vou ver mais trailer nenhum, nem o primeiro. É uma medida radical, mas como já disse ao longo desse texto, não quero atrapalhar a minha experiência com o filme. Quero ter as surpresas, que é uma sensação tão boa, e que acaba quando você sabe o que vai acontecer porque já viu cenas ou já leu em notícias.