sábado, 6 de junho de 2015

Categorias:

Resenha: Problemas? Oba!

.Título: Problemas? Oba!

Autor: Roberto Shinyashiki

Editora: Editora Gente 

Número de páginas: 160

Ano: 2011

Comprar (livro impresso)

Comprar (livro digital)



 

 




Comecei a ler o livro “Problemas? Oba!” porque uma professora da faculdade passou para que toda a turma apresentasse trabalhos baseados nele. Logo no início gostei do livro porque o autor, Roberto Shinyashiki, fala com uma linguagem muito simples, de forma que o livro é de fácil compreensão, não precisando ler e reler um trecho para entender o que está sendo falado.

Também são dados muitos exemplos para que o leitor entenda como funciona toda a teoria na prática. Uma coisa que eu gostei desses exemplos é que eles não se estendem muito, não são longos. Os exemplos e o livro como um todo está no tamanho certo, e assim não cansa quem está lendo.

O fato do livro ser baseado num problema real do amigo do autor também é interessante, porque podemos acompanhar o progresso na forma de pensar do amigo dele e vemos os resultados aparecerem, nos motivando a ter força de vontade para colocar tudo aquilo que é dito no livro em prática, porque funciona mesmo!

Muitas pessoas que querem iniciar suas empresas querem ter sucesso, querem ter lucro e fazem disso o seu maior objetivo. Nesse livro Roberto mostra que o objetivo principal não deve ser esse, senão a empresa corre o risco de não ter sucesso. O principal objetivo de uma empresa, de um gerente, gestor ou qualquer outra liderança numa empresa deve ser resolver os problemas que aparecem. Resolver os problemas dos funcionários, para que eles trabalhem mais motivados e vejam que a sua opinião são levadas em conta e colaboram para uma empresa melhor, para que o clima organizacional seja bom; resolver os problemas dos clientes, oferecer o que eles precisam, o que eles procuram. Depois de tudo isso, o sucesso e o lucro serão só consequência.

O livro também faz vários alertas para a não acomodação, porque isso pode deixar você para trás, enquanto o resto do mundo (inclusive seus concorrentes) estará evoluindo.

“Problemas? Oba!” é um ótimo livro. Recomendo muito a quem tem um negócio próprio, quem pensa em ter ou para quem está iniciando. Recomendo também para todos os líderes de qualquer setor de uma empresa, mesmo que ela não seja sua. E claro, para todos os alunos de Administração.

Nota: