terça-feira, 4 de agosto de 2015

Categorias:
, ,

Ranking dos melhores e piores filmes da Marvel

Marvel Studios - logo 2013

Fiz um ranking com os filmes da Marvel classificados do pior ao melhor, na minha opinião. A palavra “pior” pode soar forte, já que a Marvel não tem nenhum filme péssimo, mas dentro do que ela pode nos oferecer, tem filmes que decepcionam.

Eu avalio cada filme individualmente, ou seja, não comparo a nota que dei a um filme com a nota de outro, porque muitas vezes eles têm estilos e propostas diferentes. Por isso você vai ver que muitos desses filmes estão com a mesma nota e em classificações diferentes. O motivo para isso é simplesmente o meu gosto pessoal por eles, ou seja, os filmes que eu gosto mais vêm primeiro dos que eu gosto menos, mesmo que tenham a mesma nota. É claro que nesse gosto pessoal não está só o critério dos filmes que eu gostei mais do estilo e que me identifiquei mais, mas também os que têm mais qualidade.

Essa lista será atualizada sempre que for lançando um novo filme da Marvel.

12º – Thor

Thor - filme - 2011

Esse certamente é o pior filme da Marvel. É como eu disse acima: ele não é péssimo, mas dentro do que a Marvel pode nos oferecer, ele deixa muito a desejar. Thor, que é um dos personagens mais poderosos da Marvel, é tratado como um fraco, que tem muitas dificuldades de vencer o inimigo. As cenas de ação são fraquíssimas, e são muito computadorizadas, lembrando jogos. Muitos efeitos usados no filme faz tudo soar muito artificial. Esse não foi um filme bem feito. O que ainda lhe salva é a história de origem e as cenas feitas na Terra.

Nota: 3/5

11º – Homem de Ferro 2

Homem de Ferro 2

Homem de Ferro 2 é na minha opinião o pior filme da trilogia do Homem de Ferro. O vilão é pouco desenvolvido e tudo acontece rápido. As cenas de ação são ruins e poucas. O filme tem muito tempo com cenas de drama, o que lhe deixa muito parado. Até a briga entre Tony e Rhodey foi mal feita e mal desenvolvida.

Nota: 3/5

10º – Thor: O Mundo Sombrio

Thor - O Mundo Sombrio

Eu sempre vejo gente dizendo que Thor: O Mundo Sombrio é um filme com mais humor que o primeiro. Eu não consegui achar nada engraçado nesse filme, e, sinceramente, até lhe achei mais sério e sombrio que o primeiro, o que é um ponto positivo, porque já melhorou alguma coisa. Mesmo assim ainda não é um grande filme. As cenas de ação são fracas e poucas, e o filme é mais aventura. Mais uma vez vemos Thor ser tratado como um herói mais fraco, que tem dificuldade de vencer o seu inimigo. O que lhe faz melhor que o primeiro filme é que não exageraram nos efeitos especiais, e deram as explicações para o que estava acontecendo, coisa que eu sinto falta nos outros filmes da Marvel.

Nota: 3,5/5

9º – Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Esse filme, que para muitas pessoas é o pior da trilogia, para mim é melhor que o Homem de Ferro 2, mas não supera o primeiro filme. Aqui também existe drama, mas ele é mais bem feito. Gostei da forma que foi explorada os problemas de saúde de Tony, e como ele precisa da ajuda de outras pessoas, coisa que já foi discutida nos outros filmes, mas dessa vez ele tem ajuda de mais pessoas. As cenas de ação são boas, e o vilão é mais bem desenvolvido do que no segundo filme.

Nota: 3,5/5

8º – Capitão América: O Primeiro Vingador

Capitão América - O Primeiro Vingador

Eu, que já estava acostumado a ver filmes de super-heróis com grandes vilões e muita cena de ação, não me surpreendi com esse filme. As cenas de ação são poucas e fracas, e antes delas começarem, o ritmo do filme é mais lento. Mesmo assim, ele cumpre o que promete, que é contar a história de origem do Capitão América e as suas primeiras batalhas.

Leia a resenha do filme aqui.

Nota: 3,5/5

7º – Vingadores: Era de Ultron

Vingadores - Era de Ultron

Esse filme dos Vingadores não estão entre meus preferidos por causa do destaque que é dado a conversas sobre ciência, que são difíceis de entender. O que me faz considerar esse segundo filme pior que o primeiro é o fato dele querer a todo momento ser mais grandioso. São muitas cenas de explosão e destruição que chegam a enjoar e cansar quem está assistindo. Ele não precisava disso. Como eu disse na resenha, se ele estivesse no mesmo estilo do primeiro filme já estaria bom. Por causa disso, para mim as cenas com humor (que foram bem criticadas) são as melhores, porque elas dão o descanso para as cenas de ação.

Leia a resenha do filme aqui.

Nota: 4/5

6º – Homem-Formiga

Homem-Formiga

Homem-Formiga é o filme mais diferente que a Marvel já fez porque ele não tem a estrutura de um filme de super-herói. Ele é um filme de comédia e aventura, e só no final é que vemos o personagem como um herói. Ele tem personagens cômicos, brinca com situações, e com o tamanho das coisas quando ele está encolhido. As cenas de ação surpreenderam porque mostraram que os seus poderes servem de vantagem numa luta. É um filme leve, bem humorado e divertido. O vilão foi mal desenvolvido, e muita gente criticou isso, mas se você olhar bem, Ultron chega a ser pior.

Leia a resenha do filme aqui.

Nota: 4/5

5º – O Incrível Hulk

O Incrível Hulk

O Incrível Hulk é o único filme totalmente sombrio e realista da Marvel. Foi o segundo filme do estúdio, que foi feito em coprodução com a Universal, a dona dos direitos do personagem. Foi um filme que teve problemas nos bastidores porque tanto Edward Norton como Louis Leterrier não concordavam com algumas decisões da Marvel. De modo geral, ele é um filme criticado pelas pessoas, mas eu gostei. Essa seriedade dele é muito boa porque mostra o drama de Bruce em saber que pode virar um monstro que destrói tudo e nem se quer pode se controlar. Sabendo da ameaça que ele representa, ele escolhe ficar longe da sua amada. O filme é sombrio e sério e para mim isso combinou com o personagem, pelo menos nesse primeiro momento, em que ele surgiu.

Nota: 4/5

4º – Homem de Ferro

Homem de Ferro

O primeiro filme do Homem de Ferro é o melhor da trilogia. Ele também tem uma pegada de humor, que ajudou a deixar o personagem conhecido e a conquistar público, já que ele não era um herói tão conhecido. As cenas de ação são muito boas, e a história de origem é contada muito bem. O filme todo é bom.

Nota: 4/5

3º – Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia

A Marvel conquistou uma grande quantidade de fãs com o filme dos Guardiões da Galáxia, um grupo desconhecido até pelo público dos quadrinhos. Com esse filme a Marvel mostrou que é possível fazer um grupo de heróis desconhecidos conquistarem o grande público, e que é possível fazer um bom filme de heróis com muito humor. Foi uma junção arriscada e muito bem feita que deu certo. Para mim, o melhor de Guardiões da Galáxia é que ele é um filme muito divertido.

Leia a resenha do filme aqui.

Nota: 4/5

2º – Os Vingadores

Os Vingadores

Os Vingadores é excelente porque juntou todos os heróis da Marvel em um filme com ótimas cenas de ação. Ao mesmo tempo tudo é moderado, o que é bom, porque garante que nada seja exagerado e canse quem está assistindo. Um exemplo disso são os efeitos especiais, que não são usados de forma exagerada, como em Vingadores: Era de Ultron, o que faz com que ele nos entregue imagens mais claras e limpas. O humor está presente de forma moderada, servindo apenas como alívio cômico (o que também é bom). O problema do filme é que os personagens não são desenvolvidos da mesma forma, sendo que o destaque é o Homem de Ferro. Outro problema é que ele é um filme totalmente dependente dos outros filmes do Universo Cinematográfico Marvel, o que quer dizer que se você assistir ele sem ter assistido aos outros filmes lançados antes, é bem capaz de não entender muita coisa e só ver um filme de super-herói que combate uma invasão alienígena. Mesmo assim, é incrível como ele conseguiu ser bom e entregar um filme coerente com tudo o que a Marvel vinha apresentando. Seus problemas não afetam em nada as suas qualidades.

Leia a resenha completa aqui.

Nota: 5/5

1º – Capitão América 2: O Soldado Invernal

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

2014 foi um ótimo ano para a Marvel. Além de Guardiões da Galáxia, eles ainda conquistaram outra grande quantidade de fãs com o filme do Capitão América 2. Antes eu não ligava para o Capitão América e lhe achava um herói sem graça. Mas depois desse filme me tornei fã dele. A Marvel fez esse filme tão bem, mas tão bem, que tenho certeza que eu não fui o único a ser conquistado e a virar fã do Capitão. Ele é simplesmente incrível. Neste filme ele pôde mostrar mais da sua personalidade, dos seus pensamentos, das suas habilidades e da sua força. E além de tudo isso, ainda conseguiram mostrar que a Viúva Negra também é útil e tem muito potencial. Foi aí também que eu passei a admirá-la mais.

Com ótimas cenas de ação, Capitão América 2 é um excelente filme, e o considero o melhor que a Marvel fez até hoje.

Leia a resenha do filme aqui.

Nota: 5/5

--

E você, leitor, concorda com esse ranking? O que você mudaria? Quais são os melhores e piores filmes da Marvel para você? Deixe a sua opinião nos comentários!