sábado, 5 de setembro de 2015

Categorias:

Resenha: O Caçador de Pipas (filme)

O Caçador de Pipas - filmeTítulo Original: The Kite Runner

Título Nacional: O Caçador de Pipas

Direção: Marc Forster

Gênero: Drama 

Duração: 2h02min 

Estreia: 18 de janeiro de 2008

Comprar (DVD)

Comprar (Blu-ray)

 

 

 

O filme O Caçador de Pipas é uma versão mais enxuta do livro. Ele omite vários detalhes e pontos da história contados no livro para mostrar apenas as partes mais importantes. Por causa disso temos a impressão de que tudo se passa muito rápido, para poder dar tempo contar a história inteira em 2 horas.

A forma como a história foi mostrada no filme não é tão bonita, dramática e emocionante quanto a do livro. O filme ficou com cara de um diário em que acontecem coisas importantes, e outras não tão importantes, assim como na nossa vida.

Aliás, essa seria uma boa história para Richard Linklater (diretor de Boyhood: Da Infância à Juventude) ter feito, gravando com os mesmos atores ao longo dos anos, ao invés de ter feito Boyhood. A ideia seria executada da mesma forma e ainda apresentaria uma história melhor do que a que a que ele fez.

Podemos dizer que o filme é mais ou menos fiel ao livro. Mudou algumas coisas, mas a essência e a ordem dos acontecimentos ainda é a mesma. Não ficou tão bom quanto o livro, porque o livro é cheio de partes que lhe dá diversos sentimentos, enquanto o filme apenas mostra a história inteira, compilando tudo o que tem no livro, e não abrindo espaço à emoção e ao drama sofrido pelos personagens principais (Amir e Hassan).

Para quem não leu o livro, e até mesmo para quem leu, vai ver um filme parado e sem uma mensagem para passar. Você acaba de assistir ao filme e depois pensa: “e é só isso?”. Fica como se tivesse faltando alguma coisa, que é justamente esse drama dos personagens que não é mostrado com profundidade no filme. Quem leu o livro pelo menos entende tudo, e sabe o que está se passando com cada um, mas para quem não leu, não entende nada e apenas vê um filme raso.

Mas eu penso que adaptar O Caçador de Pipas para o cinema não foi fácil. O livro conta as histórias em quatro fases da idade de Amir (infância, 18 anos, depois da faculdade, adulto), cada uma com histórias marcantes. Isso por si só já é uma grande dificuldade. Como contar tantas histórias dramáticas num filme que tem tempo de duração limitada? O livro é cheio de detalhes e histórias que não cabem num filme. Por isso, se essa adaptação não ficou boa, a culpa não é toda dos roteiristas, diretores e produtores. O próprio livro traz essa limitação consigo.

Nota: