quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Categorias:
,

Resenha: Batman Begins

Título Original: Batman Begins

Título Nacional: Batman Begins

Direção: Christopher Nolan

Gênero: Ação, aventura

Duração: 2h19min

Estreia: 17 de junho de 2005






Como o próprio nome diz, esse é um filme que conta a origem do Batman. Essa origem é um pouco diferente da contada por Scott Snyder nos Novos 52, mas mantém a mesma ideia, a de que Bruce Wayne ficou fora de casa e do país durante vários anos treinando suas habilidades de luta.

O filme de modo geral é bom, mas falta algo. Os vilões são bem construídos, mas não são carismáticos, o roteiro tem problemas de ritmo, e as lutas são mal coreografadas. A câmera sempre foge nessas cenas e a luta termina não sendo mostrada. A armadura do Batman nunca é mostrada numa luta, e você só consegue vê-la inteira quando ela está na caverna. É só nesse momento também que você consegue ver o morcego que estampa o peitoral da armadura.

Eu gostei da ideia da armadura porque combina com o tom sombrio e realista que o filme se propõe a fazer. Na vida real ninguém sairia para as ruas para combater o crime sem ser bem equipado. A armadura permite que o Batman seja a prova de balas e outras armas. É uma proteção que ele precisa.

Christian Bale fica estranho como Bruce. A sua atuação é boa, mas ele não tem cara de Bruce Wayne. Como Batman ele também tem um problema: não é forte o suficiente. Não adianta saber lutar, tem que ser forte para aguentar certas coisas. Bale passa longe de atores como Chris Evans, o Capitão América, Chris Hemsworth, o Thor, e Ben Affleck como o novo Batman que está vindo aí em Batman vs Superman: A Origem da Jusiça. Nos quadrinhos, Batman é forte, e essa é uma característica dele que deveria ser levada em consideração na hora de escalar um ator.

Mas de modo geral o filme é bom. Ele conseguiu contar uma história de origem de forma competente e convincente, algo que muitos têm tentado, mas não têm conseguido fazer. O resultado não é decepcionante e apesar de suas falhas, é um ótimo filme de super-herói e de ação.

Nota: