segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Categorias:

Resenha: Os 33

Título Original: The 33

Título Nacional: Os 33

Direção: Patricia Riggen

Gênero: Drama, biografia

Duração: 2h07min

Estreia: 29 de outubro de 2015










Baseado no livro Na Escuridão, Os 33 conta a história real dos 33 mineiros que ficaram presos numa mina do Chile, em 2010. O filme conta os detalhes de como os mineiros ficaram lá em baixo, e seus problemas.

O que sabemos dessa história foi o que vimos nos noticiários da época, mas não sabemos como foi para os mineiros viver lá em baixo durante todo aquele tempo. Em que eles pensavam? O que faziam? Como foi a posição do governo nesse momento? Como ficaram as famílias? Tudo isso é mostrado do filme. Por ser baseado num livro que foi feito a partir de depoimentos de todos os mineiros, são mostrados muitos detalhes e histórias que não conhecíamos, e que retratam com fidelidade o que eles passaram na realidade.

Essa fidelidade é um ponto positivo no filme, que não deixa de ser emocionante por isso. Ele é emocionante em vários momentos. As histórias de algumas famílias foram selecionadas para ganharem destaque no filme, e elas são bem usadas. Outras cenas servem como um alívio cômico num momento em que apenas um drama forte poderia predominar.

Em alguns momentos são mostradas coberturas feitas por emissoras de outros países, destacando a repercussão que o fato teve internacionalmente.

O filme é bem feito, emocionante em vários momentos, conta com ótimas atuações, e não deixa de mostrar a cultura e as músicas chilenas, sempre lembrando ao espectador o local onde tudo aconteceu. A trilha sonora é muito boa, tanto quando mostra as músicas locais, como quando dá o tom de drama e emoção nos momentos certos. É um excelente e emocionante filme.

Nota: