quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Categorias:

Resenha: Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme

Título Original: The Peanuts Movie

Título Nacional: Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme

Direção: Steve Martino

Gênero: Animação, comédia, família

Duração: 1h28min

Estreia: 14 de janeiro de 2016






Hoje em dia vemos cada vez mais animações que não são feitos só para crianças, mas também para adultos, por causa de todo o drama e mensagem que eles passam. Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme também tem uma mensagem no final, mas o principal objetivo dele é o puro entretenimento infantil com uma história fiel às originais e sem grandes pretensões. Isso com certeza é um ponto positivo. Ele é um filme para crianças assistirem e se entreterem apenas, sem precisar passar mensagens, sem precisar de dramas. Não que eu ache isso ruim em outras animações, muito pelo contrário, eu gosto muito, mas faz falta ver mais animações como esta, que querem apenas divertir as crianças de forma simples e pura.

Todas as principais características dos personagens estão lá, eles não mudaram em relação aos quadrinhos e aos desenhos animados que assistíamos quando crianças. Tudo foi feito cuidadosamente para que a essência fosse mantida. Essa é uma preocupação da família Schulz, dona dos direitos de Peanuts. É por isso que foi o filho e neto de Charles Schulz, o criador da turma, que escreveram o roteiro, e a família quem escolheu o diretor.

Todo esse cuidado ainda é visto na técnica: a animação feita em 3D dá um ar de modernidade, mas as linhas das expressões faciais (dos olhos e boca) permanecem os mesmos traços simples que conhecemos. Seria mesmo bem estranho se eles colocassem bocas e olhos mais reais. Ia ficar diferente dos desenhos originais e iria sair da essência, já que essas expressões também são marcas dos personagens. É diferente, por exemplo, dos desenhos da Turma da Mônica, que já têm características mais “reais”, digamos assim. Quando viram animação eles permanecem do mesmo jeito. Mas no caso de Peanuts, a boca e os olhos eram feitos com traços e linhas simples. Mudar isso poderia prejudicar a identidade da obra de Charles Schulz. Por isso esse trabalho feito por Steve Martino, diretor do filme, merece ser elogiado.

No final do filme tem uma mensagem, mas como já dito, Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme funciona mais um filme de entretenimento. Ele pegou as tirinhas e os desenhos antigos do jeito que eram e colocou tudo aqui. É um filme infantil e fofo, sem grandes dramas, sem uma grande aventura, onde o personagem principal tem que fugir de algo ou descobrir alguma coisa. É um filme de crianças para crianças. Conta o dia a dia das crianças, suas brincadeiras, seus dilemas, suas imaginações. Não poderia ser melhor.

Nota: