segunda-feira, 23 de maio de 2016

Categorias:

Resenha: Você Acredita?

Você Acredita - Pôster nacionalTítulo Original: Do You Believe?

Título Nacional: Você Acredita?

Direção: Jonathan M. Gunn

Gênero: Drama

Duração: 2h

Estreia: 3 de setembro de 2015

 

 

 

 

 

Confesso que minhas expectativas estavam baixas para Você Acredita?. No início a narração do filme já avisa que aquela é uma história de 12 pessoas diferentes. Na mesma hora pensei que era gente demais, e não sabia com iriam fazer aquilo. Mas me surpreendi, porque o filme faz isso muito bem. A direção de Jonathan M. Gunn em conjunto com o roteiro de Chuck Konzelman e Cary Solomon é incrível por conseguir conectar 12 personagens numa só história. Alguns deles se conhecem, mas outros não, e mesmo assim o filme mostra uma conexão entre eles. Uma das formas de conexão entre os personagens é a rede de amizade: um conhece o outro, que conhece outro, que conhece alguém em comum com o primeiro. Ou então quando dois personagens que não se conhecem passam um pelo outro na rua, e o roteiro acaba de falar sobre um e começa a falar sobre outro. É que nem na vida real: você está andando na rua cercado de várias outras pessoas, pensando só em você mesmo e nos seus problemas, mas você não pensa que elas também estão pensando só nelas mesmas e em seus problemas. Cada um com sua vida, seus compromissos e problemas.

Saindo da parte técnica e indo para a parte da mensagem que o filme nos traz, eu posso dizer que fiquei igualmente surpreendido. O roteiro é muito bom, fazendo com que as histórias de todos os personagens lhe interesse. O filme é um exemplo para os cristãos de como deve ser as suas vidas: eles devem evangelizar sem medo, dar uma palavra para alguém que precise, ajudar os outros, colocar a fé em primeiro lugar, não se esquecer dos que estão dentro, antes de pensar nos de fora. O filme parece um tanto idealista sobre como deve ser o comportamento de um cristão, mas basta nos lembrarmos de que tudo o que o filme mostra são comportamentos que a Bíblia recomenda, e que muitas vezes esquecemos ou não cumprimos, mesmo que lembremos.

Você Acredita? traz uma mensagem a todos os cristãos, a de que não adianta só crer, não adianta só ter fé, mas que você também tem que fazer alguma coisa. Não adianta só assistir a esse filme, gostar dele, dizer que tem uma história muito boa, e depois continuar com sua vida da mesma forma de sempre, como se nada tivesse acontecido. Você tem que tomar uma atitude, a de ajudar o próximo, a de evangelizar e a de deixar de ter pena de si mesmo. São essas as mensagens que o filme traz, e que devemos colocar em prática.

Nota: