sábado, 10 de setembro de 2016

Categorias:
, ,

Resenha: Homem de Ferro

Homem de Ferro 1 - Pôster nacionalTítulo Original: Iron Man

Título Nacional: Homem de Ferro

Direção: Jon Favreau

Gênero: Ação, ficção científica

Duração: 2h05min

Estreia: 30 de abril de 2008

Comprar (DVD)

Comprar (Blu-ray)

 

 

 

 

Era 2008 e a Marvel estava lançando o seu primeiro de cinco filmes planejados de super-heróis. O plano era ambicioso, de algo nunca feito antes: fazer um filme de cada herói interligado um ao outro, porque eles estão no mesmo universo e um dia se encontrarão. Tudo tinha que estar bem amarrado para que fizesse sentido. E então começaram com o Homem de Ferro, um herói não conhecido do grande público, que não ia bem nas vendas dos quadrinhos, mas que tinha muito potencial. Por isso mexeram no personagem (e por isso quando você lê os quadrinhos vê essa diferença entre o Tony de lá e o do cinema). Essa mudança na personalidade de Tony Stark não teria sido possível sem Robert Downey Jr., que deu vida ao herói e ajudou fazendo várias cenas de improviso.

O filme é simplesmente incrível. Seu sucesso praticamente definiu o que a Marvel queria dos seus futuros filmes, no estilo e no tom. Ele é um filme engraçado, divertido e tem ótimas cenas de ação. Robert Downey Jr., que estava em baixa na carreira, se reergueu a partir daqui mostrando o quão bem ele atuava. Só nesse filme ele fez cenas de um bilionário esnobe, de um cara que foi baleado, de um homem aprisionado, cenas dramáticas, cenas em que ele sorri de felicidade. Todas essas cenas foram feitas com caras e expressões diferentes, e todas muito convincentes.

A qualidade do filme também é ótima. É diferente de todos os filmes de super-heróis que tinham sido lançados antes, que ainda tinham aquele jeito de filme dos anos 2000 (falo dos filmes mais recentes da franquia do Homem-Aranha e dos X-Men, e também de Batman Begins, que tem suas falhas).

Você poderia não conhecer o Homem de Ferro, mas depois de assistir esse filme você passa a gostar dele e a ver como ele é incrível. É por causa disso, e também por causa do sucesso do filme e de Robert Downey Jr. que até hoje o Homem de Ferro é o personagem que mais recebe destaque no MCU. Foi um grande passo para a Marvel, pois foi a partir dali que ficou estabelecido o universo que conhecemos hoje.

Nota: