quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Categorias:

Resenha: Curtindo a Vida Adoidado

chefao_remast_dvds_bluray.qxp:atirador_blurayTítulo Original: Ferris Bueller's Day Off

Título Nacional: Curtindo a Vida Adoidado

Direção: John Hughes

Gênero: Comédia

Duração: 1h42min

Estreia: 19 de dezembro de 1986

Comprar (DVD)

Comprar (Blu-ray)

 

Curtindo a Vida Adoidado é um dos filmes mais famosos de queridos de John Hughes. Ele é um filme de aventura e comédia, sobre todas as loucuras que um adolescente pode fazer em seu tempo livre (mas claro que muita coisa ali não funcionaria na vida real). Alguns truques usados por Ferris para enganar os adultos se parecem com os que são usados por Kevin em Esqueceram de Mim, o que é bem a cara de John Hughes. É por causa disso, até, que acho que Curtindo a Vida Adoidado seja uma versão adolescente de Esqueceram de Mim, com a diferença que os truques dentro da casa não são o item principal e sim as aventuras fora de casa. Neste filme os vilões não são ladrões, e sim o diretor da escola, que como em todo o filme de John Hughes, é mostrado como um homem duro, rígido, insensível e que sente prazer em acabar com a vida dos alunos. Os professores são mostrados como pessoas chatas, que não provocam nenhum interesse dos alunos pelos assuntos, e a escola é vista como algo monótono ou um castigo.

Eu particularmente não acho Curtindo a Vida Adoidado isso tudo. É legalzinho e um pouco divertido apenas. Dá para passar o tempo. Tem filmes adolescentes melhores, mais divertidos e mais engraçados do próprio John Hughes, como Gatinhas e Gatões e A Garota de Rosa Shoking.

De um modo geral acho que os filmes adolescentes de John Hughes não só mostram a vida e a percepção de um adolescente, como também termina estimulando e influenciando quem assiste a seguir um mal caminho (e como é sempre mais fácil aprender e fazer o que não é certo, então a contribuição acaba sendo maior). Claro que existem as exceções, que são filmes apenas com uma boa história, mas neste filme por exemplo, a mensagem que ele deixa é: “A vida passa rápido demais, se você não parar de vez em quando para viver a vida, acaba perdendo seu tempo”. Ok, até certo ponto essa frase faz sentido, mas o que o filme diz que você deve fazer para “curtir a vida” é: falte a escola, engane seus pais, faça coisas erradas sem ter medo, apenas curta a vida e se divirta um pouco! E a mensagem dada através do personagem Cameron é essa: não tenha medo dos seus pais, enfrente-os! Não sei até que ponto esses filmes adolescentes são bons para um adolescente assistir.

Nota: