sábado, 19 de novembro de 2016

Quais motivos levaram a Marvel a transformar Inumanos em série de TV?

Inumanos

Segunda-feira passada, dia 14 de novembro, todos foram surpreendidos com a notícia de que Inumanos não iria mais ser um filme e sim uma série exibida pela ABC, que teria seus dois primeiros episódios gravados totalmente em IMAX e exibidos nos cinemas do mundo todo durante duas semanas. Logo em seguida a série passará a ser exibida pela ABC com cenas exclusivas, e a primeira temporada terá 8 episódios. Tirando a dúvida de muita gente, a série não é um spin-off de Agents of SHIELD, e terá o Raio Negro e a Família Real dos Inumanos como os personagens principais da série, que se passará na Terra e na lua.

Os comentários que eu vi das pessoas foram todos de elogios. Muita gente gostou e apoiou a decisão da Marvel. O motivo é simples: o investimento que será feito na série. Para os dois primeiros episódios serem gravados completamente em IMAX e para serem exibidos nos cinemas do mundo inteiro, mesmo que só por duas semanas, é necessário muito dinheiro. Para se ter uma ideia, nenhum filme da Marvel até aqui foi gravado inteiramente em IMAX, só tiveram algumas cenas com essa tecnologia. E agora a Marvel vai fazer isso com uma série de TV, e é a primeira série que ela fará isso. Isso surpreendeu as pessoas e fez com que todos vissem com bons olhos essa mudança de mídia, até dizendo que numa série os personagens poderão ser mais bem desenvolvidos do que seriam num filme, e sim, isso é verdade. Se o filme fosse cancelado para virar série, mas esse investimento não tivesse sido feito, talvez a reação do público não seria tão boa assim.

Mas tem uma questão: esse alto investimento é só para os dois primeiros episódios. Os outros seis serão gravados normalmente, sem ser em IMAX (em Full HD, no caso). Isso não quer dizer que a série vai ficar ruim ou com efeitos ruins, só estou dizendo que não devemos nos animar muito com esse investimento da Marvel achando que a série toda terá esse mesmo nível tecnológico. Tem também a questão do risco e da segurança: se Inumanos fosse um filme seria mais provável a sua continuação nos cinemas. Já numa série de TV tudo depende muito da audiência, mesmo que a série seja bem aceita pelo público e pela crítica. Esse foi o caso de Agent Carter, que mesmo sendo uma boa série, saiu do ar por causa da baixa audiência.

Ainda cheguei a ver gente bem animada dizendo que Inumanos poderia ser a Game of Thrones da Marvel, mas isso é um exagero. Game of Thrones é feito pela HBO, um canal da TV paga que preza pela qualidade acima de tudo, até mesmo da audiência, para entregar produtos diferenciados aos seus assinantes. É um canal feito especificamente para essas grandes produções, e por isso a dinâmica e os objetivos são totalmente diferentes da de uma TV aberta, que é o caso da ABC. Eles não podem investir alto demais numa série que não sabem se terá um bom retorno. Como disse, tudo depende muito da audiência.

Inumanos (2)

Outra coisa que me fez pensar foi: porque a Marvel irá fazer isso só com Inumanos? É fácil dizer que ela não fez isso com Agents of SHIELD porque ela é ignorada, mas e quanto às séries da Netflix? Só se a Marvel não estivesse preparada para lançar filmes com classificação indicativa de 16 e 18 anos, ou então por achar que não vale a pena o investimento para um público mais limitado. O que não podemos pensar é que eles só tiveram essa ideia agora, porque as coisas não acontecem assim de uma hora para outra em grandes empresas. Para toda decisão a ser tomada é necessário um estudo minucioso de tudo para saber se aquilo será benéfico ou não para a empresa. Então com certeza essa é uma ideia já antiga, e que vem sido discutida há muito tempo, principalmente depois que a Marvel Studios deixou de ser subsidiária da Marvel Entertainment e passou a responder diretamente à Disney.

Mas o que eu penso sobre isso é que depois que Kevin Feige conseguiu sua liberdade para fazer o que quiser no Marvel Studios, sem ter que se submeter a Isaac Perlmutter (presidente da Marvel Entertainment) e ao conselho, ele quis acabar com o filme dos Inumanos. Provavelmente esse filme não foi sua ideia, ou se foi, agora ele não quer mais por causa de Agents of SHIELD, que usou o conceito e alguns personagens primeiro. Apesar de Agents of SHIELD não ter usado os personagens principais, talvez Kevin Feige não tenha gostado deles terem sido apresentados primeiro na série. Existe um boato sobre isso, mas não sabemos se é verdade. De qualquer forma, faz sentido. Para a série foi bom usar o conceito dos Inumanos porque adquiriu a sua liberdade, e passou a construir sua própria história sem depender os filmes. Os fãs da série dizem que sua qualidade aumentou na 2ª e 3ª temporada por causa disso. Mas para o filme, talvez tenha prejudicado em algo e isso desagradou Kevin Feige. Tanto é que Inumanos teve sua data de estreia adiada duas vezes, e na terceira disseram que o filme não tinha mais uma data no calendário porque a Disney precisaria usá-la. Essa notícia me pareceu muito estranha, e não acreditei que esse fosse o real motivo, até porque nunca ouvimos falar dessa limitação da Disney nas datas dos filmes da Marvel. Talvez tenha sido nessa época que eles começaram a conversar sobre que destino daria para o filme e para os personagens, e então surgiu a ideia de transformar o filme em série de TV, o que teria mais a ver, já que os Inumanos já foram apresentados em Agents of SHIELD, e o público dessa série poderia acompanhar a nova série.

Mas, então porque a Marvel vai lançar os dois primeiros episódios nos cinemas em IMAX? Acredito que seja por algum entrave contratual. Não sabemos como funciona as coisas dentro dessas empresas (Marvel Studios e Marvel Entertainment), mas provavelmente a Marvel Studios teria que lançar um filme dos Inumanos, e com o cancelamento, teve que lançar os dois primeiros episódios no cinema para compensar. Mas também tenho outra teoria: os Inumanos serão importantes no MCU, e provavelmente também na Guerra Infinita, por isso eles precisam ser apresentados ao grande público. Essa última teoria, apesar de ser a mais desejada pelos fãs, também pode ser a mais improvável, já que até aqui a Marvel não tem dado sinais de que irá juntar os personagens das séries em algum filme do MCU. Se isso acontecer com Inumanos será a primeira vez.

Mas uma coisa é certa: isso não pode ser só um investimento para uma série de TV, porque seria dinheiro demais investido numa série, que todos sabem que são menos assistidas do que os filmes (muuuuuito menos assistidas, o público é outro). Então para justificar esse investimento todo, tem que ser algo muito importante mesmo, seja no lado legal da coisa, ou no lado da história e do que os personagens vão representar para o Universo Cinematográfico Marvel.

E você, o que acha que levou a Marvel a tomar essa decisão? O que achou das mudanças? Deixe sua opinião nos comentários!