sábado, 11 de fevereiro de 2017

Categorias:

Resenha: Água para Elefantes (filme)

Água Para Elefantes - Pôster nacionalTítulo Original: Water for Elephants

Título Nacional: Água para Elefantes

Direção: Francis Lawrence

Gênero: Drama, romance

Duração: 1h55min

Estreia: 29 de abril de 2011

Comprar (DVD)

Comprar (Blu-ray)

 

 

 

 

Água para Elefantes é um ótimo filme. Assisti a primeira vez na escola quando ainda estava no Ensino Médio e gostei muito. Naquela época eu estava descobrindo o gênero de drama, e como para mim tudo era novidade, gostava de tudo. Hoje quando reassisti percebi que ele é um filme simples na construção da sua história, o que até deixa meio óbvio o que está para acontecer. Mas ele não deixa de ser um bom filme por isso. É um filme de romance com uma história legal. E esse é um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro. Na época que assisti ao filme pela primeira vez, gostei tanto que fui ler o livro, mas me decepcionei. Abandonei a leitura, como digo na resenha do livro, porque lhe achei apelativo, algo que não tem no filme.

Nas atuações o destaque vai para Reese Whiterspoon, que faz Marlena. Christoph Waltz faz um clássico vilão maldoso de traços exagerados, e Robert Pattinson, conhecido pela franquia de filmes de Crepúsculo, é inexpressivo. Não sei como fizeram os elefantes, mas eles parecem muito reais. Na verdade me surpreenderia se eles tivessem sido feitos digitalmente. Eles devem ser reais, e foram muito bem treinados. Dá pena nas cenas em que são maltratados. Ainda bem que existe um instituto que fiscaliza os filmes que usam animais para que eles não sejam maltratados durante as gravações. Assim podemos ficar tranquilos porque o elefante não sofreu de verdade, e sim estava apenas “atuando” (e muito bem por sinal).

A ambientação da década de 30 é ótima, e a ambientação do circo também. Aliás, através desse filme dá para conhecer um pouco do dia a dia duro e difícil das pessoas que trabalham com circo. Não é fácil. Existe trabalho duro, pressão, viagens longas e desconfortáveis para fazerem grandes apresentações para o público, numa época em que esse era um dos principais meios de entretenimento do povo. O filme retrata bem isso, e esse é um dos seus pontos positivos.

E concluindo, apesar das suas atuações não serem todas sublimes, e do filme ser previsível, ele ainda é um ótimo filme. Para quem gosta de filmes românticos, também deve gostar de Água para Elefantes, e acho que quem não gosta também deve gostar (porque eu pelo menos não gosto muito de filmes de romance, mas gostei desse).

Leia também:

Nota: